PRÉ-TREINO – TREINO – PÓS-TREINO.

 Reflexão e “cosquinhas desenfreadas” direcionada às pessoas certas.

 

Suplementos Alimentares e seus supostos "Milagres" na performance.

Suplementos Alimentares e seus supostos “Milagres” na performance.

 

Caros atletas e seguidores: Há muito tenho ouvido falar sobre os suplementos alimentares ou fontes de energia artificialmente modificadas para praticantes de exercícios e atletas e seus supostos “milagres na performance e nos “corpos” que se utilizam deles…. bom, vamos lá, aqui nesse artigo informal, tentarei descrever a forma na qual sugiro uma reflexão pontual sobre esse tema, muito polêmico.

1- Atletas são seres humanos que são profissionais no esporte que trabalham. Eles vivem a performance humana em 100% do seu dia, levando uma vida, nas maiorias das vezes, fora do padrão de saúde considerado pela OMS e elevam seu corpo ao mais alto nível stress possível para superar suas marcas. Sendo assim, o treinamento realizado por esse tipo de pessoa, não pode e nem deve ser reproduzido por uma pessoa que faz ou pratica exercícios, no entanto, os treinamentos realizados por eles, são estudados e testados cientificamente para, posteriormente, chegar ao nível das pessoas comuns e se tornar seguro e saudável.

2- Em quase sua totalidade, os atletas não utilizam suplementos, visto que não possuem capital para tal, sendo assim, buscam nos alimentos suas fontes energéticas. Diria que corredores de maratonas campeões e recordistas, como o caso de quenianos, etíopes, etc, nem tênis tem…. Mas, se formos nos referir à algumas meta- analises publicadas na American College of Sports veremos que a maioria esmagadora de suplementos que utilizam em suas pesquisas provem de BCCAA’s, carboidratos e proteínas (suplementação eficaz e de baixo custo), portanto a maioria dos suplementos comercializados nas lojas e websites, não possui validação cientifica sobre seus efeitos comprovados em revistas que possuem “Qualis A o B” de AVALIAÇÃO.

3- Sobre o famoso “PRÉ TREINO”: Isso é mais uma boa mídia de venda do que resultado em seu treino. O melhor pré treino que existe até agora se chama aquecimento, ou seja, você não é a única pessoa do mundo que não sente vontade de treinar…. você acha que tomando a famosa fórmula estimulante vendida na farmácia ou na loja, irá te proporcionar “vontade e energia” para treinar, mas é aí que você se engana e aumenta o risco de piorar sua saúde e seu bolso. Ele não tem efeito comprovado no seu treino, mas ele te causa nada mais que uma excitação nervosa, e isso não tem nada a ver com treinar, mas sim, com quadros de ansiedade e transtornos cognitivos, por isso cuidado!

4- TREINO: receitas de treinos hoje são frequentes em nossa vida, mas você sabe treinar? Quanto você investe em seu treino hoje? Vou me arriscar aqui a falar: “NADA” (INFELIZMENTE)…. Você investe em uma academia com valores que variam entre R$50,00 e R$350,00; investe em suplementos??… Quanto?? Um gel de carboidrato (R$3,50) por treino, 2 vezes na semana = R$7,00 x 4 semanas (1 Mês) = R$ 28,00; roupas… calçados… enfim, e no seu treino??? Quem é o profissional que monitora seu treinamento? Você sabe qual é a meta final da periodização do seu ciclo de treinos? Qual é a meta do seu micro-ciclo? Em que você deve se empenhar mais? Como é o embasamento técnico-científico do seu treinador? São questionamentos necessários para uma pessoa que realmente quer investir em sua saúde! Esses 4 pontos pensados são apenas estimulantes filosóficos para você mudar e buscar realmente alguém que esteja coerente com o que você quer para sua vida…. busque, transcenda-se, saia desse mundo insustentável e utópico antes que seja tarde ou você irá, literalmente acabar as pessoas que continuam vivendo nele: CORPÓLOTRAS- DROGADITOS- OBESOS COM ALGUM PROBLEMA DE ORDEM RENAL, HEPÁTICO OU CANCERÍGENO, TRANSTORNOS EFETIVOS ETC.

 

Com colaboração de Alan Schmidt da Bio Eco Esportes

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