A Batida Certa

Respeitar um ritmo confortável ajuda a afastar as lesões.

Mantenha seu ritmo de corrida correto e evite lesões!

Muitos corredores iniciantes têm vergonha do próprio ritmo. Podem achar que estão muito devagar ou que deveriam esforçar-se mais. Bobagem: correr ou intercalar corrida e caminhada em ritmo confortável fortalece os músculos, pulmões e coração, pouco importa o que diz o cronômetro. Na verdade, se você é iniciante ou se acabou de voltar de um longo período de afastamento, melhor deixar o tempo de lado e concentrar-se em começar e terminar a prova sentindo-se bem.


Por que ir com calma?

Se você faz seus treinos em ritmo lento, reduz bastante o risco de lesões e ainda turbina o condicionamento. Uma corrida longa e lenta por semana vai aumentar sua resistência, melhorar sua capacidade de queimar gordura, melhorar o fluxo sanguíneo para os músculos e afiar a parte mental. Se não fizer boa parte dos treinos em ritmo confortável para você, pode desenvolver síndrome da fadiga crônica. As corridas em ritmo amigável trazem toda a alegria de correr sem nenhuma dor.


Quão lento, exatamente?

Preste atenção na respiração: se está sem fôlego, precisa desacelerar ou fazer mais pausas para caminhar. Se correu rápido demais uma corrida que deveria ser tranquila, você provavelmente vai sentir os efeitos no dia seguinte: suas pernas não terão a energia de sempre, e é possível que sinta desconfortos ou dores. Se você tende a correr rápido demais nos dias fáceis, tente correr com alguém mais lento do que você. Reserve os colegas mais rapidinhos para os dias em que for dar uma leve acelerada.


Com qual frequência?

A maioria dos corredores é capaz de fazer todas as corridas em ritmo confortável sem nenhuma desvantagem. Entretanto, aqueles que têm uma meta de tempo devem acrescentar um dia de treino de velocidade por semana à planilha. Pode-se adicionar um treino em ritmo de prova (‘tempo run’) com baixo risco de lesão, mas, no resto da semana, tente dar preferência para as corridas em ritmo fácil.

 

PorJeff Galloway, atleta olímpico, técnico e autor do best-seller Galloway’s Book on Running.

 

Fonte:RW

Posted by Daniel Rebello

 

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