Tipos de rotina em esteira para perda de peso

Você sabia que que uma corrida em esteira é tão eficiente quanto ao ar livre? Você tem a opção de andar, correr e correr na velocidade idêntica em ambas as situações, dentro de sua zona de frequência cardíaca e obter todas as vantagens que o treino padrão ao ar livre traz. Entretanto, algumas pessoas acham treino em esteira entediante. Na seção abaixo discutimos vários fatos sobre como perder peso usando a esteira, incluindo uma diversidade de exercícios em esteira para perda de peso.

esteira para perda de peso

E por qual razão a perda de peso usando esteira tem se tornando tão popular entre as pessoas? Na verdade são várias razões para isso. A primeira coisa que deve ser mencionada é a facilidade de uso das esteiras. Hoje em dia, as esteiras estão mais acessíveis (financeiramente falando) e muitas pessoas adquirem uma unidade para uso próprio, em casa. Muitas destas unidades já vem equipadas com um temporizador e mostrador de distância que o usuário percorre no painel frontal da máquina. As esteiras na academia são mais elaboradas e podem oferecer uma gama ainda maior de tecnologia. Várias dessas esteiras são equipadas com medidores da frequência cardíaca,  que permite ao usuário saber se ele / ela está trabalhando dentro da zona de  queima de gordura-cardiovascular.

Além disso, caminhada e corrida na esteira são bons para:

  • Queima de gordura,
  • Melhora cardiovascular,
  • Ganho de resistência nos treinos em subida.

Noções básicas de como perder peso na esteira

Os resultados da pessoa que se exercita são sempre dependentes do ritmo em que ele / ela anda ou corre. O resultado, em média, é entre 500 kcal a 900 kcal por hora de corrida! Através das pesquisas que têm sido feitos ultimamente, quanto maior o peso de um indivíduo, maior a quantidade de gordura o indivíduo queima. Quanto maior o ritmo em que o indivíduo se move, maior é o número de calorias que ele / ela derrete.

Mas então, qual a velocidade ideal para perder peso correndo na esteira?

Não importa qual é  situação,  a velocidade para perder peso correndo na esteira deve ser uma velocidade contínua que a deixe um pouco sem fôlego mas não tão ofegante que ele / ela seja incapaz de falar com outra pessoa. Uma vez que o indivíduo estabeleceu um ritmo que ele / ela pode facilmente mantê-lo.

Esteiras ajudam a perder peso sim, e para se ter uma segurança com relação ao ritmo, é bom levar em conta quse se mantenha atenção ao esforço despendido constantemente e que o indivíduo permaneça alerta o sificiente para pressionar o botão de parada ou acelerar o ritmo. Abaixo, você vai conhecer um pouco da rotina de exercícios em esteira para perda de peso.

  1. Treinamento intervalado

Pelas pesquisas realizadas, acredita-se que os treinos intervalados sejam  hoje o melhor tipo de treino para perda de peso. Este é um tipo de treinamento que que envolve uma mistura de intensidades diversas, realizadas em intervalos definidos. É preciso “quebrar” esses intervalos em partes. Por exemplo: inicia-se com uma variedade mais leve de exercícios, como um trote por um período de 10-40 segundos e em seguida aumenta-se a intensidade para corrida rápida por um período de 10-30 segundos  Um treino deste tipo deve ser bem exaustivo, a ponto de ao final da sessão, a pessoa estar “drenada” (lembre-se de ter sempre o respaldo de uma assessoria, personal trainer, educador físico, para montar uma planilha de intervalado que atenda a sua carga individual de treino intervalado! Não recomendamos jamais que tente montar uma rotina de exercícios se você não tem conhecimentos avançados em fisiologia, esforço cardiovascular, etc. Além de não obter o máximo do seu treino, você ainda pode acabar com alguma lesão, ok?)

O correto é iniciar este tipo de treino com um variações mais simples. Uma intensidade boa para iniciantes, por exemplo, seria optar por correr em ritmo moderado por 30 segundos e caminhar por 40 segundos.

  1. Corrida lateral

Para quem não está totalmente adaptado a corrida normal, este treino também traz resultado para os que não estão muito a fim de apenas correr “parado”. Está perto de ser o melhor programa de perda de peso na esteira. A melhor maneira de começar é fazendo um aquecimento em um ritmo fixo por 3 minutos. A seguir a pessoa vira a esquerda e corre lateralmente por cerca de 30 segundos e, na sequencia, vira para a direita e corre lateralmente durante 30 segundos mais uma vez.

  1. Intervalado leve Workout

Todos aqueles que ainda são iniciantes em exercícios de esteira poderm tentar essa rotina. Este tipo é uma espécie de mistura de jogging e caminhada. É  uma opção de substituto entre trotar, andar em um ritmo rápido e correndo lentamente.

A principal vantagem desta opção é qud com ela pode-se queimar até 300 calorias.

  1. HIIT – High Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade

Para queimar cerca de 500 calorias / dia a 40 minutos esse é o treino ideal.  O HIIT envolve exercícios aeróbicos realizados em máxima intensidade por um curto período de tempo, intercalados com momentos de descanso. Não é um treino fácil. Você vai precisar ter um bom domínio da esteira para poder cumprir um plano de HIIT eficiente. Procure orientação profissional para auxiliá-lo a montar um plano de HIIT adequado para a sua condição física atual.

Não esqueça de incluir em sua rotina de corrida em esteira os exercícios fortalecedores que englobem toda a musculatura corporal. Maior massa magra também significa aumento da queima calórica, inclusive em repouso!

Esperamos que este artigo se revele eficaz a todos os interessados em boa forma, e que o ajude a obter um corpo em forma e saudável

Até a próxima!

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